MARANHÃO: FLÁVIO DINO ENTREGA OBRAS E ABRE COPA DE FUTEBOL AMADOR NA REGIÃO SUL DO ESTADO.

13:23 Carlos Alberto, ˜Karlão Sam˜. 0 Comments

Governador Flávio Dino e prefeito Erivelton Teixeira durante agenda em Carolina.
Um importante estímulo e reforço para o esporte amador no Maranhão teve seu pontapé inicial durante a 1ª Copa Sul do Maranhão de Futebol Amador de Seleções, em Carolina. Realizada na tarde deste domingo (25), o campeonato abriu oficialmente em solenidade no Estádio Municipal, que contou com a presença do governador Flávio Dino, secretários de Esporte das cidades contempladas e esportistas. Em seguida, houve a partida entre as equipes Carolina e Riachão. A Copa tem apoio do Governo do Maranhão e nesta etapa reúne times de 32 municípios.

O governador Flávio Dino pontuou a importância do campeonato para os jovens esportistas. “O esporte é fundamental, por ser política pública que gera convivência comunitária, complementa a formação da juventude, gera oportunidades e serve de suporte a outras políticas como saúde e segurança. Nossa atitude de apoio aos eventos esportivos em todo o Maranhão demonstra que está também é uma prioridade do nosso governo e será ampliada”, declarou.

Para o secretário de Estado de Esporte e Lazer (Sedel), Hewerton Pereira, as ações realizadas pela gestão estadual são fundamentais. “O apoio da gestão é indispensável na promoção do esporte amador, que estimula outras práticas e contribui para unir as comunidades e servir de atividade para a juventude”, afirmou. No município, o governo reformou escolas, construiu uma unidade em tempo integral, recuperou o aeroporto, instalou uma base do Corpo de Bombeiros e pavimentou diversas vias de entrada da cidade reforçando o turismo.

“É uma alegria receber toda esta comitiva em nossa cidade e este apoio do Governo, além de todas as benfeitorias para nós. O Governo tem sido parceiro e mudando a realidade de muitos municípios. Nunca um governador esteve tão presente nas cidades do interior e nos trazendo tantas obras”, enfatizou o prefeito de Açailândia, Everton Teixeira.

Ações na área de infraestrutura

Durante a agenda em Carolina, o governador entregou vias renovadas e recuperadas a partir das ações do programa Mais Asfalto. Foram aproximadamente seis quilômetros de asfalto, onde o Governo investiu cerca de R$ 4 milhões. Receberam novo pavimento as avenidas Elias Barros, Frederico Martins e Avenida Brasil – essa última possui duas vias, ciclovia e canteiro central urbanizável.

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Márcio Honaiser, esteve no município acompanhando a agenda de governo. “Finalmente o Sul do Maranhão está recebendo apoio, por anos foi um vazio assistencial e agora o governador Flávio Dino traz importantes obras para a cidade de Carolina, a exemplo destas ações de infraestrutura e de estímulo ao esporte”, destacou.

Morador há mais de 15 anos da Avenida Brasil, Ausônio Negreiros comemorou a via asfaltada. Ele relembra que os moradores enfrentavam a poeira no verão e lama no período chuvoso. “A gente vivia doente por causa da poeira. Acabou esse problema. O governador tem sido um divisor em nossa região que sempre foi esquecida”, avaliou.

A professora Maria das Graças Câmara, 65 anos, disse que sofria tendo que todo dia molhar porta de rua para não ficar na poeira. “Estou muito feliz e satisfeita em ver recuperada a rua onde moro há tantos anos. Agradeço muito ao governador que tem beneficiado nossa cidade com várias obras. Essa obra foi maravilhosa”, disse. Os serviços incluíram ainda drenagem profunda, sinalização horizontal, turística e de segurança.

Sobre a Copa Sul do Maranhão
 
Os times estão distribuídos em oito grupos com quatro equipes cada. Pelas normas do campeonato, o time vencedor de cada grupo se classifica para as partidas seguintes e na segunda fase será o sistema eliminatório de ‘mata-mata’. A premiação de R$ 50 mil será dividida entre os três primeiros colocados. O campeonato é coordenado pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

“O Sul do Maranhão era esquecido no esporte e esse apoio do Governo na criação desta primeira Copa é mais que importante. Esse evento representa um marco para o esporte em nosso município e vai se integrar para criarmos mais vínculos. O Governo do Estado está de parabéns”, enfatizou o secretário de Esportes de Alto Parnaíba, Raildson Rocha. Segundo ele, há 28 anos a cidade não possuía incentivos estaduais no setor.

O município de São Raimundo das Mangabeiras é outro contemplado com a iniciativa da 1ª Copa Sul do Maranhão de Futebol Amador de Seleções. Para o secretário de Esportes da região, Armando Arruda, este foi um dos maiores investimentos da gestão para os municípios, pois o esporte estimula a cultura, a educação e contribui com a saúde. “Esta foi a primeira vez que um governador investiu nos municípios maranhenses lembrando que todas as regiões contribuem para o desenvolvimento do Estado e são importantes”, frisou.

Açailândia, Itinga, Brejão e Cidelândia (Chapa A); Imperatriz, Davinópolis, Gov. Edison Lobão e Senador La Rocque (Chapa B);Estreito, Carolina, Riachão e Feira Nova (Chapa C); Arame, Jenipapo dos Vieiras, Itaipava do Grajaú e Lagoa Grande (Chapa D);Sítio Novo, Buritirana, Montes Altos e Amarante (Chapa E);Azeitão, São Raimundo das Mangabeiras, São Félix de Balsas e Loreto (Chapa F);Pastos Bons, Mirador, Nova Iorque e Simbaíba (Chapa G); e a Chapa H formada por times de Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueiras, Tasso Fragoso e Alto Parnaíba são os demais municípios participantes desta etapa de jogos.

ASCOM GOV. MA.


Você pode gostar de

0 comentários:

GRATOS PELA VISITA. AGRADECEMOS PELOS SEUS COMENTÁRIOS!