MAIS 390 MILHÕES JOGADOS FORA
MAIS 390 MILHÕES JOGADOS FORA
A obra do
Porto de Luís Correia que já se arrasta há mais de 50 anos foi destaque na
edição desta segunda-feira (27/05) do programa Bom Dia Brasil da Rede
Globo.
A reportagem
do jornalista Simplício Júnior, mostrou o drama dos produtores da região que
tem dificuldades na escoação da produção pela falta do porto, que já deveria
estar pronto há décadas.
A construção
do Porto já consumiu mais de R$ 400 milhões e a Polícia Federal investiga a
existência de irregularidades.
Nesse
período, foi construído apenas um cais, que se encontra em estado de
deterioração devido a ação do tempo.
A reportagem
do programa tentou entra em contato com o Governo do Estado, mas não obteve
resposta.
O procurador
da República, Kelston Lages, afirmou que a Justiça pede a devolução de R$ 12,5
milhões do valor gasto até agora aos cofre públicos. A Secretaria de Portos da
Presidência da República, afirma que o projeto “está em vias de aprovação no
PAC”.
A obra
continua em prazo para conclusão. O projeto de construção do primeiro terminal
marítimo começou em 1960.
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O
procurador apura as irregularidades na construção da obra do porto
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A Polícia
Federal também constatou a ausência de licença ambiental pelo órgão competente,
além de deficiência no projeto básico.
Fonte Rede
Globo.
E ACABA DE SER PUBLICADA A SGUINTE NOTÍCIA;
A
Secretaria Especial dos Portos (SEP) autorizou ontem, 07, a licitação das obras
do cais do Porto de Luís Correia.
A definição
foi tomada após reunião en-tre representantes do Ministério do Planejamento,
SEP e Empresa de Planejamento e Logística do Governo Federal, quando o novo
projeto do porto foi aprovado. O investimento é de R$ 110 milhões e conta com
recursos do Orçamento Geral da União.
Esta é uma
das etapas para transformar o porto em referência na navegação de cabotagem. O
acerto para que fosse feita a licitação foi firmado entre o governador Wilson
Martins e a presidente da República, Dilma Rousseff. “Nós recebemos hoje a
informação de que o novo projeto do porto de Luís Correia foi aprovado e que já
podemos lançar o edital de licitação da ampliação e reconstrução do cais”,
afirmou o governador Wilson Martins. A obra será licitada via Secretaria
Estadual de Transportes.
O Porto de
Luís Correia está numa lista de 14 equipamentos portuários marítimos que têm
recursos garantidos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para
obras de dragagem, aprofundamento e adequação da navegabilidade nos canais de
acesso. As demais etapas para a conclusão do porto de Luís Correia são a
construção do molhe (R$ 247 milhões) e dragagem (R$ 51 milhões).
“O Porto de
Luís Correia é estratégico por sua localização e, juntamente com a ZPE (Zona de
Processamento de Exportação) de Parnaíba, a instalação de portos secos, dará
condições de o Piauí se destacar na área de logística”, disse o governador. Na
navegação de cabotagem, o transporte é feito por navios nacionais entre portos
de um mesmo país. Esse tipo de navegação apresenta como vantagens o menor custo
unitário; menor índice de avarias e sinistros; redução do desgaste das malhas
rodoviárias; menor consumo de combustíveis e índice de poluição.
Meio
Norte/Sávia Barreto
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