MAIS 390 MILHÕES JOGADOS FORA

10:12 Carlos Alberto, ˜Karlão Sam˜. 0 Comments

MAIS 390 MILHÕES JOGADOS FORA
A obra do Porto de Luís Correia que já se arrasta há mais de 50 anos foi destaque na edição desta segunda-feira (27/05) do programa Bom Dia Brasil da Rede Globo. 







A reportagem do jornalista Simplício Júnior, mostrou o drama dos produtores da região que tem dificuldades na escoação da produção pela falta do porto, que já deveria estar pronto há décadas.

A construção do Porto já consumiu mais de R$ 400 milhões e a Polícia Federal investiga a existência de irregularidades. 

Nesse período, foi construído apenas um cais, que se encontra em estado de deterioração devido a ação do tempo. 

A reportagem do programa tentou entra em contato com o Governo do Estado, mas não obteve resposta.

O procurador da República, Kelston Lages, afirmou que a Justiça pede a devolução de R$ 12,5 milhões do valor gasto até agora aos cofre públicos. A Secretaria de Portos da Presidência da República, afirma que o projeto “está em vias de aprovação no PAC”. 

A obra continua em prazo para conclusão. O projeto de construção do primeiro terminal marítimo começou em 1960.





O procurador apura as irregularidades na construção da obra do porto
A Polícia Federal também constatou a ausência de licença ambiental pelo órgão competente, além de deficiência no projeto básico.
Fonte Rede Globo.

 E ACABA DE SER PUBLICADA A SGUINTE NOTÍCIA;
A Secretaria Especial dos Portos (SEP) autorizou ontem, 07, a licitação das obras do cais do Porto de Luís Correia. 
A definição foi tomada após reunião en-tre representantes do Ministério do Planejamento, SEP e Empresa de Planejamento e Logística do Governo Federal, quando o novo projeto do porto foi aprovado. O investimento é de R$ 110 milhões e conta com recursos do Orçamento Geral da União.


Esta é uma das etapas para transformar o porto em referência na navegação de cabotagem. O acerto para que fosse feita a licitação foi firmado entre o governador Wilson Martins e a presidente da República, Dilma Rousseff. “Nós recebemos hoje a informação de que o novo projeto do porto de Luís Correia foi aprovado e que já podemos lançar o edital de licitação da ampliação e reconstrução do cais”, afirmou o governador Wilson Martins. A obra será licitada via Secretaria Estadual de Transportes.

O Porto de Luís Correia está numa lista de 14 equipamentos portuários marítimos que têm recursos garantidos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para obras de dragagem, aprofundamento e adequação da navegabilidade nos canais de acesso. As demais etapas para a conclusão do porto de Luís Correia são a construção do molhe (R$ 247 milhões) e dragagem (R$ 51 milhões).

“O Porto de Luís Correia é estratégico por sua localização e, juntamente com a ZPE (Zona de Processamento de Exportação) de Parnaíba, a instalação de portos secos, dará condições de o Piauí se destacar na área de logística”, disse o governador. Na navegação de cabotagem, o transporte é feito por navios nacionais entre portos de um mesmo país. Esse tipo de navegação apresenta como vantagens o menor custo unitário; menor índice de avarias e sinistros; redução do desgaste das malhas rodoviárias; menor consumo de combustíveis e índice de poluição.

Meio Norte/Sávia Barreto

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