CARNE BRASILEIRA INVADE REDES DE FAST-FOOD NOS ESTADOS UNIDOS
CARNE
BRASILEIRA INVADE REDES DE FAST-FOOD NOS ESTADOS UNIDOS
Cheeseburger, cheesebacon, você
deve ter notado que todos esses nomes de sanduíche – que até vêm com
ingredientes diferentes, mas têm no hambúrguer peça obrigatória – derivam do
inglês. E não é à toa: as principais redes de fast-food são dos Estados Unidos.
Agora, o que você pode não saber é que o patrimônio gastronômico
norte-americano tem ganhado um sabor cada vez mais brasileiro.
Desde que os governos dos dois
países assinaram um acordo liberando a exportação de carne bovina brasileira in
natura para os EUA, em agosto, foram embarcadas 153,5 toneladas, conforme dados
do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). O
presidente da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), Péricles
Salazar, explica que os cortes enviados até agora são os dianteiros, usados
pelos americanos para fazer hambúrguer: “é uma característica da demanda. Os
cortes traseiros eles produzem lá”.
O assessor técnico da Confederação
da Agricultura e Pecuária (CNA) Rafael Linhares avalia que a exportação, por
enquanto, segue num ritmo moderado. Segundo a Abrafrigo, até o momento, há
cinco frigoríficos credenciados, sendo que o processo de liberação, se tudo corre
bem, dura em média 45 dias.
O mercado, no entanto, é promissor:
além do hambúrguer pronto que já era exportado para os EUA, os criadores
brasileiros ganharam mais um canal de comércio. “Agora enviamos a
matéria-prima, também”, ressalta Rafael Linhares. “A carne será usada por redes
de fast-food, é um incremento para nós”, completa.
Outro ponto de destaque é que os
norte-americanos são vistos como referência em sanidade por outros compradores,
como México, Canadá e Japão. “Abrindo as portas nos EUA, podemos abrir outros
mercados”, salienta Salazar. “A visibilidade do Brasil é bem maior agora”,
acrescenta Linhares.
As negociações para que o Brasil
pudesse vender carne in natura para os Estados Unidos levaram ao todo 17 anos.
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