CARF ANULA MULTA DE R$ 10 BILHÕES DA CARGILL. COMUNIDADES E AMBIENTALISTAS CONTINUAM EM ROTA DE COLISÃO COM A EMPRESA

13:36 Carlos Alberto, ˜Karlão Sam˜. 0 Comments

GIGANTE CARGILL DA SOJA E AGROPECUÁRIA, TEM  MULTA DE R$ 10 BILHÕES ANULADA PELO CARF.



Quando não for constatada a ocultação do real adquirente nas operações de comércio exterior, a empresa indicada como interposta não é obrigada a pagar multa. 
A tese foi fixada pela 1ª Turma Ordinária da 2ª Câmara da 3ª Seção do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) que anulouuma autuação de R$ 10 bilhões da exportadora de grãos Cargill.
Sem ocultação do real adquirente, a empresa não paga multa, diz Carf.

Prevaleceu, por maioria, entendimento do conselheiro Marcelo Marcelo Giovani Vieira, que seguiu o relator nas conclusões. Para ele, os fins especulativos na venda de commodities são fins lícitos, e portanto, não podem ser apontados como infração.  
"O auferimento de benefícios fiscais na exportação também são lícitos, quando deveras exista a exportação, fato não desconstituído pelo Fisco. A existência da filial Cargill pode justificar-­se como necessidade de ser uma trading no exterior, para gestão cambial, para operações de performance de exportação, e  para facilitar negócios sob jurisdição britânica", explica. 
Segundo o conselheiro, outro possível motivo é o chamado "mercado FOB", ou seja, quando o exportador tem apenas responsabilidade de entregar a carga livre e desembaraçada no porto de saída.
"O fato de a filial no exterior não ter estrutura não a torna ilícita. A legislação societária prevê esse tipo de formatação e também pressupõe preços de transferência e não os  veda, com ou sem estrutura. A existência, há muitos anos, dos chamados "contratos de performance de exportação" têm como pressuposto que há proibição de tal estrutura", aponta. 
Para a Receita, como houve ocultação, a pena seria equivalente a 100% na exportação do valor aduaneiro. Na sessão, a Cargill reconheceu que não tinha espaço físico, mas alegou que muitas vezes fechava as vendas com antecedência, e sempre declarou a sede e a contabilidade dos reais adquirentes.
Ao seguir o entendimento da maioria, o conselheiro Laercio Uliana Cruz Junior afirma que como debatido em julgamento, não se trata de ocultação do  real adquirente quando a matriz faz a venda para filial no exterior, a legislação tributária não veda esse tipo de sociedade.
"Levo em conta a modalidade do contrato e noto que nas Declarações de Exportação, a obrigação da exportadora brasileira era de entregar os produtos livre e desembaraçados no porto de saída do Brasil, para tanto, se utilizando do FOB, que em inglês significa free on board", diz. 
Assim, segundo o conselheiro, ao utilizar o FOB, o limite da empresa brasileira é de entregar os produtos no porto de saída, podendo a adquirente fazer qualquer negócio com esse produto. 
"Caso contrário, estaria a fiscalização brasileira indo além de seus limites jurisdicionais. Ainda que de modo contrário afasta­sse  tal raciocínio, verifica-­se que  a contribuinte não agiu com qualquer dolo, pois, ao se vender o produto da filial para um terceiro, não tinha qualquer campo para indicação do novo adquirente", defende.
Questões Mercadológicas


Na primeira sessão de julgamento, o relator, conselheiro Pedro Rinaldi tinha dito que o Fisco não levou em consideração questões mercadológicas, de bolsa e de mercado futuro, e que não havia base legal para desqualificar as operações feitas pela contribuinte. Com isso, votou por cancelar a multa
"Trata-se unicamente de adiantamento que o contribuinte faz na exportação, dentro de sua própria empresa, filial e matriz, como uma única personalidade jurídica", afirmou em seu voto.
Para o relator, também que nessas operações, a Cargill atuou formalmente como compradora. "Entretanto, não comprova a fraude. A fiscalização não está falando do comprador final e, sim, do comprador real", afirmou.
Atuação Lícita
Na avaliação do tributarista Eduardo Navarro, embora remeta a situações ilícitas, a utilização de paraíso fiscal é perfeitamente lícita, desde que respeitadas as consequências jurídicas decorrentes.
"A alocação de subsidiária em paraíso fiscal é muito comum na estrutura de organizações multinacionais e são utilizadas para diversas finalidades de forma lícita", diz. 
Para Navarro, por uma questão mercadológica, a Cargill optou por vender FOB à sua subsidiária em paraíso fiscal que, por sua vez, negociava a mesma carga com terceiros e determinava a remessa diretamente de portos brasileiros para este terceiro.
"Além de ser lícita, esta operação tem nome: Back to Back e é devidamente regulamentada pela Receita Federal. As consequências jurídicas de operar com uma subsidiária em paraíso fiscal não passam pela “interposição fraudulenta”, mas pela inutilização do valor da transação como método de valoração aduaneira e aplicação de regras inerentes à apuração do lucro real", aponta. 
Caso
No caso, a Cargill brasileira exportava para uma filial que ficava numa ilha tropical caribenha. Lá, os grãos eram revendidos para outra empresa. A filial da Cargill no país, no entanto, não tinha loja física. Segundo a Receita, sem um estabelecimento no país, não haveria local para armazenamento dos grãos e, portanto, a revenda estaria ocultando o real adquirente, prática vedada pela legislação. Os conselheiros entenderam que os fatos não subsumem à interposição fraudulenta.

 Clique aqui para ler o acórdão.
16561.720129/2017-79

FONTE CONJUR.COM.BR

CARGILL, PORTOS, ENTIDADES AMBIENTAIS E PROBLEMAS.

CARGIL VERSUS ENTIDADES E PROBLEMAS:
O porto da Cargill operou ilegalmente até o seu fechamento em 2007, como resultado da luta das comunidades camponesas e indígenas pela preservação da floresta. Ainda após a Cargill ter comunicado sua Avaliação de Impacto Ambiental, o porto reabriu em 2012.

Nos últimos anos, o Brasil tornou-se o segundo maior exportador mundial de soja, depois dos EUA. “ Na safra 2014-2015 produziu 95 milhões de toneladas, das quais 60,7 milhões foram exportadas ”. Ao mesmo tempo, classifica-se como o quinto maior emissor de CO2, resultante do desmatamento e dos incêndios estabelecidos para obter terras para o cultivo.
Em Santarém, uma cidade de 180.000 habitantes no Estado do Pará, na confluência da Amazônia e do rio Tapajós , a multinacional americana Cargill construiu um porto para a coleta e transporte de soja, um produto anteriormente não cultivado na região. O porto foi construído sem a Declaração de Impacto Ambiental exigida pelo governo federal. Os camponeses e comunidades indígenas se opõem ao porto porque levou ao desenvolvimento da monocultura de soja e temem o desmatamento e o deslocamento forçado.
Em março de 2007 , a Agência Brasileira de Meio Ambiente encerra o porto. 
As comunidades locais, juntamente com organizações de apoio estrangeiras, continuaram a mobilizar-se pedindo o encerramento permanente do porto . 
De fato, o Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia impôs um fechamento temporário. 
As condições para a reabertura foram para a Gargill submeter e obter a aprovação de um Estudo de Impacto Ambiental do seu porto. 
O promotor de Santarém , Felipe Friz Braga, que levantou o caso, explica o motivo da suspensão das atividades impostas à companhia: 'Há um aumento frenético do desmatamento. Florestas destruídas, comunidades expulsas de seus territórios, tanto os resultados de pressão e violência perpetrados por preocupações econômicas que chegaram à região. 
Tudo isso por causa do potencial produtivo do território, que permite a produção intensiva de soja '.
Em 2010, a Cargill comunicou o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do seu porto, onde usou os resultados do mapeamento da área pelo Greenpeace e PSA para argumentar em favor das culturas da soja “impactos negativos sociais mínimos” ( ver página 20 do EIA ). Desde 2006, a Cargill, em parceria com a The Nature Conservancy (TNC), promete a chamada produção de soja mais verde na Amazônia, sob o acordo da Moratória da Soja .
Finalmente, em agosto de 2012 , a SEMA concede à empresa norte-americana sua permissão de operação . Hoje, as capacidades de exportação do porto continuam crescendo exponencialmente, uma vez que a possibilidade de seis novos terminais portuários foi considerada em 2015.
Esta situação é uma preocupação importante para os habitantes locais e as associações locais. 
Como por exemplo, o novo projeto para a construção de um porto no Lago Maica coloca em risco os meios de subsistência dos pescadores . Por mais verdadeiras que sejam as intenções da Moratória da Cargill Soy, a intensificação das atividades do porto contribui para a abertura das frágeis fronteiras da floresta tropical para atrair os colonos.
Fonte: Fonte: ejatlas.org/conflict/cargill-agricola-port-for-soy-export-brazil

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