E-COMMERCE CONTINUA EM FRANCO CRESCIMENTO NO BRASIL
Oportunidades de e-commerce nas pequenas cidades
Escolher abrir um negócio na
internet é uma decisão mais estratégica do que financeira. No caso das lojas e
comércios localizados em pequenas cidades ou municípios do interior esta é uma
estratégia ainda mais interessante. Segundo Zia Daniell Wigder, da Forrester
Research, palestrante do Congresso Search & Vendas 2014 há sim um grande
potencial para o comércio eletrônico nas cidades menores. “A mudança para cidades
de porte menor é uma tendência, já que as pessoas dessas cidades não têm acesso
à quantidade diferenciada de marcas. Quem foca somente nas grandes cidades pode
estar perdendo oportunidades”, diz.
Além da vantagem de oferecer
produtos diferentes dos existentes no mercado local, o lojista que tem uma
franquia ou filial nessas cidades consegue facilitar e baratear a logística e a
entrega, e ainda explorar de forma estratégica os produtos mais procurados em
determinada região. Para o consultor em marketing digital Rafael
Colombo este é o dilema dos grandes varejistas. “Você já deixou de
comprar por causa do prazo de entrega de uma loja virtual? Já notou como o
prazo de entrega de gigantes do E-commerce brasileiro têm aumentado? O
consumidor clama por redução dos prazos de entrega. Isso gera segurança e
tranquilidade, diminui a ansiedade, produz o efeito “uau”, fideliza, dá
credibilidade. Dá vontade de comprar mais e sempre”, diz Colombo.
Segundo Colombo, a regionalização
não visa o atendimento por preço, mas sim um atendimento entregando valor maior
do que o preço. Por outro lado como ficam as pequenas empresas do interior?
Para ele uma coisa não inviabiliza a outra, pelo contrário. “A regionalização é
muito maior que os Gigantes. Existem marcas regionais, varejos regionais,
produtos regionais, etc. Não dá para os pequenos e médios ficarem paralisados
achando que devem atender todo o Brasil, ou competir diretamente com estes aos
quais chamo de gigantes do e-commerce. Vamos dar passos do tamanho de nossas
pernas, e com a regionalização do e-commerce isto é possível”.
Existem outras tendências do
e-commerce que favorecem a expansão das micro e pequenas empresas e seu
desenvolvimento no interior e nas cidades de pequeno porte. O pagamento e as
transações feitas pelos dispositivos móveis (smartphones e tablets) e o
crescimento do uso de cartões de crédito e débito pela população de diversas
classes sociais são fortes aliados que facilitam esses negócios. Novas
tecnologias em pagamento móvel e na nuvem viabilizam de forma simples e fácil o
recebimento e o gerenciamento de operações financeiras na internet e
principalmente, sem complicações com bancos e outras instituições financeiras.
Já a expansão dos cartões de
crédito e débito no comércio brasileiro e na internet, por um lado assegura o
pagamento e o aumento das vendas para o lojista e por outro apresenta vantagens
para o consumidor como o parcelamento da compra e prazo mais longo para
pagamento. É importante ter em mente para montar qualquer negócio na
internet é preciso ter cautela e muita dedicação. Nos mercados emergentes é
difícil ganhar lucro rápido com e-commerce, geralmente o retorno começa a
partir de 1 a 2 anos. É importante esperar por um prazo mais longo para obter
lucro. Além disso a base de conhecimento e de educação em ecommerce está
sendo construída agora. Por isso nossa meta deve ser sempre propagar esse
conhecimento o máximo possível e aprender a partir dos erros e acertos. O
desafio está lançado.
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