INSS COMEÇA A MUDAR FORMA DE BENEFÍCIOS SEREM PEDIDOS
INSS COMEÇA A MUDAR FORMA DE BENEFÍCIOS SEREM PEDIDOS
Objetivo é melhorar o atendimento aos cidadãos e possibilitar
que serviços possam ser realizados a distância.
Fonte: INSS
O Instituto Nacional
do Seguro Social (INSS) está tomado uma série de medidas para modernizar os
serviços e melhorar o atendimento aos cidadãos. Dentro de algumas semanas,
alguns serviços que antes eram realizados no atendimento espontâneo das
agências passarão a ser prestados com dia e horário marcados, por meio de
agendamento, pelo Meu INSS ou telefone 135.
Dentre os serviços que
passarão a ser agendáveis estão a alteração do meio de pagamento do benefício,
atualização de dados cadastrais, mudança da agência de relacionamento,
desistência de aposentadoria, cadastro de Procuração, solicitação de pagamento
não recebido, solicitação de desbloqueio do benefício para empréstimo.
O agendamento desses
serviços representa conforto, agilidade e segurança para os segurados, pois
mitiga indícios de irregularidades já que todas as informações do segurado
precisam estar nos sistemas do INSS para que o serviço seja prestado. Além
disso, abre-se o caminho para sua automatização, ou seja, serem realizados a
distância.
Confira abaixo da
matéria a lista completa de quais serviços passarão a ser agendáveis.
No Meu INSS
Outra novidade lançada
recentemente é a possibilidade de pedir revisão e recurso diretamente pelo Meu
INSS. Pelo mesmo canal também é possível conseguir cópia de processos
eliminando, assim, a necessidade de o segurado imprimir os documentos.
Com a possibilidade de
pedir revisão ou recurso pelo Meu INSS, agora o segurado consegue realizar
todas as fases do pedido – requerimento, recebimento, revisão ou recurso,
manutenção – sem precisar sair de casa.
“Trata-se de uma
mudança de paradigma. Será possível ao segurado acompanhar todas as fases do
pedido, do início ao fim, pela internet”, afirma Francisco Lopes, presidente do
INSS. Ele explica ainda que, ao agendar os serviços, o cidadão saberá o momento
de ir à agência para ser atendido, evitando que a espera nas unidades se
estenda. “Isso proporcionará um atendimento mais personalizado para a
população”, acrescenta Lopes.
+ Mudanças
O INSS está mudando a
forma de os segurados pedirem os benefícios. O modelo convencional, em que o
segurado precisa ir à agência para levar documentos e formalizar o pedido, será
substituído, nos casos em que for possível, pelo modelo em que os segurados só
vão ao INSS se forem chamados.
Os primeiros serviços
que passarão a ser pedidos inteiramente dessa forma são o Salário-Maternidade e
Aposentadoria por Idade (urbanos). Até o fim deste mês, todos os pedidos por
esses serviços serão registrados com sucesso e, somente nos casos em que for
necessário, o segurado irá à agência do INSS. Depois, bastará aos segurados
acompanhar o pedido pela internet ou telefone.
Seu INSS
O Meu INSS já tem mais
de sete milhões de usuários cadastrados. Permite ao cidadão acompanhar o
andamento do seu pedido sem sair de casa, consultar extratos e ter acesso a
vários serviços do INSS.
Ao fazer o cadastro, é
bom ter em mãos documentos e Carteira de Trabalho, pois algumas perguntas são
realizadas para conferir a identidade do usuário tais como datas de recebimento
de benefícios ou de realização de contribuições, nomes de empresas onde
trabalhou e valores recebidos.
Se errar mais de uma
pergunta, o segurado pode aguardar 24 horas para tentar novamente ou ligar para
o 135 e, em último caso, ir à agência do INSS.
Conheça os serviços e tire suas dúvidas sobre o Meu INSS no
Site do INSS.
Lista dos Serviços que passarão a ser agendáveis:
Atualizar dados do
Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País
Atualizar dados do
Imposto de Renda – Retificação de DIRF
Atualizar dados do
Imposto de Renda – Atualização de dependentes
Atualizar dados
cadastrais do beneficiário
Alterar meio de
pagamento
Cadastrar Declaração
de Cárcere
Transferir Benefício
para outra Agência
Desistir de
Aposentadoria
Cadastrar ou Renovar
Procuração
Cadastrar ou Renovar
Representante legal
Reativar Benefício
Renunciar cota de
Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão
Solicitar Valor não
Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário
Cadastrar ou atualizar
dependentes para Salário-família
Suspender Benefício
Assistencial à Pessoa com Deficiência para inclusão no mercado de trabalho
Reativar Benefício
Assistencial à Pessoa com Deficiência suspenso por inclusão no mercado de
trabalho
Solicitar Pagamento de
Benefício não Recebido
Prova de vida
Desbloqueio do
Benefício para Empréstimo
Emitir Certidão para
saque de PIS/PASEP/FGTS
Emitir Certidão de
Inexistência de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte.
Fonte: INSS
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